REFERENCIAL TEÓRICO

REFERENCIAL TEÓRICO

  O referencial teórico é indispensável para o TCC, pois ele é o embasamento em pesquisa que sustenta a sua temática do problema trabalhado. O referencial teórico deve ser baseado na atualidade. Para elaborar um referencial teórico, além da pesquisa em livros e internet, existe muitas vezes a necessidade de se fazer uma pesquisa de campo e tirar uma amostragem.

As fontes documentais apropriadas para a elaboração de um TCC a partir de uma pesquisa teórica podem ser, entre outras:
·  Documentos escritos, como livros, jornais, revistas, atas notariais, tratados, enquetes e conferências escritas;
·         Documentos fílmicos, como filmes, slides, fílmicas;
·   Documentos gravados, como discos, fitas e cassetes, inclusive documentos eletrônicos como páginas web.

  A pesquisa bibliográfica constitui um tipo específico de pesquisa e também constitui a primeira parte de qualquer outro tipo de pesquisa. Esse tipo de pesquisa serve como inspiradora para novos fatos que não foram observados. Também objetiva sistematizar conhecimentos dentro de determinada temática.


  Essa técnica ainda é muito utilizada para aumentar a reflexão existente em determinada área de conhecimento. É nessa perspectiva que a pesquisa bibliográfica é mais utilizada. Principalmente na filosofia e nas ciências sociais de uma forma geral. Nas universidades é solicitada ao aluno uma pesquisa bibliográfica sobre determinado tema a partir da consulta a alguns livros. Esse é um tipo de pesquisa bibliográfica para ajudar a aprendizagem do aluno sobre determinada temática.

  O trabalho de conclusão de curso já exige uma seriedade maior. A monografia de conclusão do curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica.

  A pesquisa, seja bibliográfica ou de outra natureza, precisa resolver problemas, precisa confrontar resultados ou idéias, enfim, precisa ser crítica. A pesquisa bibliográfica deveria ser o primeiro tipo de pesquisa ensinado aos alunos, pois é a base para as demais. A mesma é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os principais livros de referência informativa são: dicionários, enciclopédias, anuários e almanaques. As principais publicações periódicas são os jornais e as revistas.


  A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.

Comentários